terça-feira, 28 de maio de 2013

O apêndice

O apêndice é uma estrutura tubular fechada presente nos seres humanos, que mede cerca de 5 a 10 cm de comprimento e de 0,5 a 1 cm de largura, e que se localiza no sistema digestivo, no início do intestino grosso.
Uma das teorias baseada em estudos anatómicos realizados em primatas defende que o apêndice é uma estrutura que, ao longo da evolução humana, acabou por perder sua função original.
Atualmente, após vários estudos realizados, já se apontam algumas hipóteses que tentam explicar o papel que desempenha no corpo. Uma dessas teorias, proposta por um grupo de cirurgiões e imunologistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em setembro de 2007,  defende que este túbulo, provavelmente, auxilia o sistema imunológico, na medida em que é constituído por um tecido denominado linfoide, que apresenta uma quantidade significativa de glóbulos brancos (células que fazem parte da constituição do sangue) responsáveis por defender o corpo contra microrganismos. No entanto, apesar desta e de outras hipóteses já “levantadas”, a real função do apêndice ainda não é certa, o que leva a pensar que é um órgão inútil, no qual ocorrem, inúmeras vezes, muitos problemas a nível de inflamações, que provocam vários sintomas, nomeadamente, náuseas, vómitos e perturbações intestinais.
Em síntese, o apêndice é um órgão que, segundo as estatísticas, pode levar a inflamações em 1 de 500 pessoas, mas que, possivelmente, poderá ter funções bastante importantes para o bom funcionamento no nosso corpo, que ainda não foram descobertas até este momento. Por essa razão, a evolução dos conhecimentos e da tecnologia neste e noutros ramos é tão importante.


As informações presentes no artigo foram retiradas da seguinte fonte:
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/saude_publica/apendice_orgao_inutil

Sara Lourenço, 10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário